Translate

sábado, 2 de julho de 2016

Malware consegue transmitir informações pela ventoinha do PC? LE INFORMATION GEEK.

Fala galera! Estamos aqui para mais um LIG. Lembrando que essa é a primeira postagem do sábado. Aguardem que voltaremos a postar ainda hoje!

Segurança digital é um assunto delicado e complicado de conversar. Milhões de pessoas armazenam informações sigilosas em seus computadores e aparelhos celulares. Empresas e até mesmo governos têm sido afetados por hackers experientes.

Geralmente, as técnicas necessárias para extração de dados necessitam de uma conexão com a internet, o que dificulta o processo no caso do aparelho estar off-line. Mas isso não significa que aparelhos não conectados a internet estejam 100% seguros.

De acordo com pesquisadores da Ben-Gurion University, da Negev Cyber Security Research Centre, a ventoinha dos computadores pode ser utilizada de maneira eficaz para transmitir informações de computadores. 

O malware, chamado pelos pesquisadores de "Fansmitter", controla a velocidade da ventoinha da máquina infectada, transformando as ondas sonoras emitidas em um meio de transmissão de informação.  Os bits roubados viajam no barulho emitido pelo cooler, e um equipamento de capitação próximo recebe os dados.

Porém, essa não é a primeira vez que um vírus de computador consegue roubar informações de um dispositivo off-line. Em 2015, investigadores israelenses mostraram um método semelhante, que utiliza certas frequências (GSM, UMTS e LTE) para enviar arquivos da máquina infectada para um smartphone próximo.


Apesar do método do vírus ser bastante criativo. ele não é tão eficaz. Primeiramente, o hacker deveria ter contato físico com a máquina para instalar o malware, caso ela não esteja conectada a internet. Ele ainda precisaria colocar um aparelho de captação de som no PC, se quisesse realmente conseguir as informações através do som emitido pela ventoinha.

Se o hacker quiser extrair informações, seria muito mais prático retirá-las na hora, já que ele necessitaria de contato físico com a máquina, o que tornaria o processo muito mais prático. Além disso, o Fansmitter transmite dados muito lentamente, podendo ser capaz de enviar apenas 900 bits por hora!

Embora o vírus seja pouco eficaz e um tanto quanto estranho, isso prova que nem mesmo off-line os nossos aparelhos não estão seguros.

////////////////////////////////////////////////////////

E foi isso, galera!

Não se esqueçam que a equipe do blog postará novamente ainda hoje!

Nenhum comentário: