Fala galera!
Estamos na segunda postagem do sábado, e dessa vez vamos retornar com as postagens de ciência.
Durante o mês de junho, o Sol simplesmente não apresentou super-erupções, tempestades ou ejeções de plasma em duas ocasiões: uma no começo do mês, quando a superfície do astro ficou totalmente livre de manchas por quatro dias, e outra agora no fim de junho.
De acordo com a equipe do portal Astronomy Now, o único período de inatividade prolongada do Sol nessa escala foi em 2011. Tudo indica que o Sol pode estar entrando em algo que os astrônomos chamam de "mínimo solar".
Um ciclo solar tem em média 11 anos de duração. Durante esse ciclo, o Sol entra em duas fases distintas: máximo solar e mínimo solar. Durante a fase mais ativa, o Sol passa a apresentar um elevado número de manchas em sua superfície. Evidentemente, na fase mais calma, a fotosfera se torna estável, causando a diminuição das manchas.
(Fonte: Toth3126 )
Com o início do mínimo solar, o Sol fica livre de manchas durante dias, semanas ou até meses. O ápice dessa fase deveria acontecer entre 2019 e 2020. Todo o processo tem sido observado e detalhado desde 1755, o que significa que estamos no 24º ciclo. Mas, afinal, qual é a relação desse fenômeno com a Era do Gelo?
Segundo o Astronomy Now, o máximo solar aconteceu em abril de 2015, e isso já chamou a atenção dos artistas, pois as atividades solares estavam baixas para o período. Essa foi a fase com o menor número de manchas registradas, lembrando que o registro começou no século 18.
De acordo com especialistas, nós podemos estar entrando em uma Mini Era Glacial. Da última vez que houve um período de inatividade solar prolongada, houve o que chamamos de "Mínimo de Maunder". Esse período (1645-1715) foi marcado por temperaturas abaixo da média. Nessa época a Europa e a América do Norte tiveram invernos rigorosos, e o rio Tâmisa, que fica em Londres, chegou a congelar.
( Nessa pintura, feita por Abraham Hondius, podemos ver o rio Tâmisa congelado. Fonte: Art Fund_)
Se a Mini Era Glacial realmente chegar, é provável que ela dures de 2030 até 2040.Porém, não é só frio que virá. Durante o mínimo solar, os ventos solares diminuem e o campo magnético do Sol fica mais fraco, o que deixa nossos astronautas mais vulneráveis aos raios cósmicos.
E nesse período, com a diminuição da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, as camadas mais superiores da Terra se resfriam e contraem. Por outro lado, isso melhora a estabilidade dos nosso satélites artificiais. Contudo, o lixo espacial se acumula mais próximo do planeta, o que pode ser perigoso para os astronautas.
////////////////////////////////////////////////////////////
E chegamos ao fim, pessoal!
Se gostou, não se esqueça de compartilhar a postagem nas suas redes sociais!
Curta nossa página no Facebook!
Nos mande um e-mail!
Se você gosta de Borderlands, acesse o canal do FontCz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário